domingo, 3 de julho de 2011

A energia e a sinergia universal

Partindo do pressuposto de que tudo é energia, fácil explicar acontecimentos cotidianos. Enquanto minha expectativa era boa, tudo fluiu a contento. Quando me deixei influenciar pela opinião alheia e minha expectativa se tornou ruim, o mundo começou a desmoronar.

Nisso também entra a guerra entre razão e emoção. Minha mente "sabe" o que é melhor pra mim, mas meu corpo e meu coração discordam. E então vivo o dilema diário de ter que "escolher" entre um e outro, entre cabeça e coração. E no fim, eu sempre estrago tudo!

Um vaso partido nunca voltará a ser o mesmo vaso, ainda que se colem os pedaços. É como chorar sobre o leite derramado. Não adianta. Mas que tudo sirva como aprendizado. O leite, o vaso, as palavras não-ditas e as ditas no momento errado.

Todos os dias passam por nossas vidas muitas pessoas. Boa parte delas age direta ou indiretamente sobre nós. Algumas nos levarão a tomar decisões cruciais e talvez nunca nos daremos conta disso - elas muito menos.

No dia em que visitei a Cidade Proibida, já estava há 3 anos sem tomar álcool. Fui almoçar com uma amiga e resolvi brindar nosso reencontro no país do meio. Gan bei!

Uma velhinha recolhia das mesas latinhas de alumínio. Não cheguei a fotografá-la, mas guardarei sempre sua imagem. Ela nunca poderá imaginar o que significou para mim sua presença naquele momento.

Enquanto eu a olhava, dei-me conta de minha enorme paixão pela natureza humana. E de como eu gostaria que todos tivessem as mesmas oportunidades, pudessem livrar-se do sofrimento, da violência, da miséria, do medo, da ignorância, de sentimentos destrutivos.

E então tomei a decisão de encarar o Mestrado. Esse monstro. Porque agora quem tem medo e se sente ignorante sou eu.

E desde então as coisas começaram a fluir nesta direção. Descobri que conheço pessoas que podem me ajudar. E espero que este trabalho possa ajudar outros tantos. E quantas pessoas passaram em minha vida esta semana, mudando e mexendo comigo...

Nenhum comentário: